Euro on demand

Acessibilidade em hotéis: confira como promover uma estadia de qualidade

3 min de leitura
Array

É certo que um bom colchão e um bom chuveiro são grandes diferenciais para atrair e fidelizar hóspedes, certo? E isso se deve ao fato de os hotéis serem vistos como um local de descanso, à parte dos objetivos dos hóspedes. Mas e quando os hotéis não oferecem acessibilidade necessária?

As tendências de consumo ganharam novas exigências, fazendo com que a experiência de hospedagem seja completa e inesquecível para todos. Atualmente, quando se fala sobre experiência, o foco é proporcionar um atendimento exclusivo e personalizado ao hóspede do início ao fim da estadia.

Outro fator importante é o compromisso social, o qual tem a ver com o quanto a indústria hoteleira está comprometida com as demandas da sociedade. Dentro dessas demandas, com certeza, há um grande questionamento sobre acessibilidade dos hotéis.

Segundo dados levantados em 2019 pelo (IBGE), pelo menos 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, quase 25% da população do país.

Como pudemos ver, é um número considerável de pessoas que, em muitos casos, dispõe de uma ótima renda, tempo e hábitos de viagens. Diante disso, a acessibilidade se torna um fator indispensável nesse e em outros contextos, principalmente quando se fala hospedagem, já que a pessoa busca por conforto e descanso, não por perrengues.

Por isso, é fundamental que os empreendimentos hoteleiros estejam preocupados em atender com qualidade os hóspedes que possuem deficiência física, mobilidade reduzida e demais limitações.

Não é à toa que essas iniciativas já são uma obrigatoriedade, regulamentada pelo decreto Nº 9.296, de 1º de março de 2018. Sendo assim, é garantido por lei que hotéis, pousadas e similares disponibilizem uma porcentagem de acomodações adaptadas, conforme os critérios de acessibilidade.


Confira alguns pontos para promover a acessibilidade em hotéis:

  • Planeje ambientes acessíveis

Atente-se para as dimensões dos dormitórios, acesso, circulação e manobra. É preciso pensar também no mobiliário, alcance de utensílios, fechadura e olho mágico. As áreas comuns também devem ser planejados com rampas, elevadores adaptados e demais condições necessárias para oferecer total conforto e segurança aos hóspedes.

  • Tenha os recursos necessários para atender os hóspedes

No decreto Nº 9.296, constam alguns itens importantes que o empreendimento deve oferecer aos hóspedes como: cadeiras de roda, informativos disponíveis em braile e outros recursos listados no documento.

  • Treine a sua equipe para um atendimento humanizado

É de suma importância que os seus colaboradores sejam orientados e treinados para oferecerem aos seus hóspedes uma boa recepção e as assistências necessárias, uma vez que o atendimento é um dos fatores mais importantes para a melhor experiência do seu hóspede.

  • Implementar tecnologias para auxiliar na acessibilidade

Investir em inovações para deixar o seu empreendimento mais acessível faz toda a diferença na hora de fidelizar clientes. Fechaduras eletrônicas nos quartos para simplificar a entrada e saída da acomodação e televisões com receptores de legenda e audiodescrição são bons exemplos.

Portanto, definitivamente, os hotéis só ganham com essas iniciativas, uma vez que inclusão e acessibilidade caminham juntas, além de aumentarem as taxas de ocupação, ampliar o seu marketing, seduzir os públicos adjacentes e, consequentemente, ajudar no crescimento de renda do seu negócio.

Além de seguir as normas estabelecidas na lei, é essencial para o hotel planejar o aporte necessário para o hóspede aproveitar a estadia no local. Tudo de forma segura e humanizada.

Confira mais dicas para aumentar a satisfação dos seus hóspedes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensagem enviada!

Em breve, um de nossos especialistas entrará em contato.

Vamos lá!

Para contratar um plano, selecione os produtos de sua preferência, e, ao finalizar o carrinho, um especialista entrará em contato para lhe auxiliar.