Com as últimas notícias da crise climática que o nosso planeta enfrenta, é importante redobrar a atenção sobre essa questão. Por isso, pensar em hotelaria sustentável será algo cada vez mais presente em nosso cotidiano.
Segundo o novo relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), existe um atraso das empresas na corrida pela redução de emissões de carbono e na adoção de práticas ambientais que visam: evitar mudanças climáticas severas, como a elevação da temperatura do nosso planeta, os desastres ambientais e também o planejamento de ações concretas para reduzir os danos ao meio ambiente nos próximos anos.
Diante disso, a consciência da necessidade de mudanças nos setores ativos da economia alcançou em cheio o setor hoteleiro. A prática da sustentabilidade pelas empresas do setor ultrapassou o viés de responsabilidade social e passou ao patamar de compromisso. Sendo assim, deixa de ser uma opção para ser assumido como uma forma de melhorar a eficiência do serviço prestado e cuidar do planeta.
A pesquisa “O Futuro da Hotelaria”, realizada pela consultoria Mapie, nos mostra que 75,79% dos hóspedes da geração Millenials (que hoje representam metade da população do país), quando questionados sobre o que faz a diferença em um hotel, acreditam ser a estrutura ambiental sustentável.
Dicas para aderir a hotelaria sustentável:
Agora que você já sabe que chegou a hora de apostar em práticas sustentáveis para o seu hotel, separamos alguns pontos para rever suas práticas e começar já.
1. Otimizando a utilização da água do hotel
A água é um recurso natural e sem ela não há vida. Nos dias atuais, todos os setores da sociedade discutem sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e essa questão é ampliada no setor hoteleiro. Afinal, sabemos que o gasto de água para manter o funcionamento adequado dos serviços e os processos do hotel é alto.
Existem soluções simples, como reutilizar a água da chuva e/ou do ar-condicionado para regar jardins e outros fluxos de limpeza até soluções que precisam de um maior investimento, por exemplo: a modernização do sistema hidráulico com novas tecnologias que contribuem para a melhor distribuição dos recursos.
De soluções mais criativas até as que precisam de maiores recursos, a economia de água é um benefício financeiro, eco-friendly e precisa ser vista como a prioridade de um hotel com práticas sustentáveis.
2. Hotelaria sustentável no uso de energia
Sem dúvidas, o consumo de energia em um estabelecimento, com o porte de um hotel, é alto. Mas, para ajudar nessa questão, existe uma grande aliada já conhecida no setor: a tecnologia.
A tecnologia traz diversas opções para cumprirem as demandas de energia de forma mais sustentável. Elevadores inteligentes que reduzem o consumo de energia, lâmpadas modernas e econômicas, sensores de presença, equipamentos eletrônicos com baixo consumo, aquecimento hidráulico feito por placas solares e chaves do tipo cartão. Esses são apenas alguns exemplos de uso que contribuem para a eficiência energética do hotel.
Energias alternativas também ajudam a diminuir o impacto ambiental e financeiro, como a instalação de equipamentos para produzir energia a partir da luz solar. Para esse passo, é necessário consultar empresas com qualificação técnica a fim de prestar o serviço sem prejuízos.
3. Cuidados eco-friendly com o lixo gerado pelo hotel
Obrigatoriamente, os hotéis precisam se adequar ao Gerenciamento dos Resíduos Sólidos. A reutilização e a reciclagem dos resíduos gerados pelo setor hoteleiro têm um potencial muito alto, tanto econômico quanto sociocultural. Primeiro, pela movimentação na cultura ambiental entre os funcionários e clientes, segundo pela economia financeira que uma boa gestão adequada de lixo proporciona.
Para ser mais sustentável com o lixo do seu hotel, nossa dica é investir em otimizar os processos. Dois bons exemplos são: melhorar o desempenho da separação dos materiais e promover treinamentos periódicos para cada um dos envolvidos nas atividades.
Também é importante apresentar informes e avisos aos hóspedes sobre as atividades ecológicas: desde a separação do lixo para reciclagem até a adoção de práticas, como a diminuição da utilização de descartáveis, a diminuição do uso de papel, aproveitamento da sobra de alimentos para compostagem. Ou seja, tudo o que seu hotel faz para melhorar a postura ecológica precisa ser bem apresentado e explicado.
A linha EcoMind no seu hotel
A Euro On Demand possui os produtos perfeitos para o seu hotel mais sustentável. A linha EcoMind dispõe da fibra exclusiva REPREVE ®, feita de garrafas PET resgatadas de praias e costas oceânicas. A única linha de colchões 100% sustentável do Brasil ainda traz duas opções: Havaí e Cozumel. Conheça agora nossa solução para o seu negócio eco-friendly.
Por fim, o setor hoteleiro pode contribuir para a criação de uma sociedade mais inclinada a entender as pequenas mudanças nos hábitos de consumo no turismo, que juntas geram menos impacto ambiental.