O gerenciamento de um negócio hoteleiro, seja hotel ou pousada, pode ser muito mais fácil quando se analisam os números para se preparar. Trouxemos algumas dicas de como realizar o balanço do ano e se preparar para o último trimestre, que traz a alta temporada do turismo.
Extraia informações a partir de dados concretos
A quantidade de informações e dados diários do hotel precisam ser analisados com cautela. Isso inclui número de hóspedes, diárias, valores de saída e entrada de caixa, materiais, etc. Para fazer investimentos pautados em números, o ideal é o balanço de perdas e lucros. Assim, é possível identificar as falhas e os acertos durante os trimestres.
Além disso, é importante filtrar as informações de acordo com os departamentos do seu negócio. Dessa forma, previnem-se riscos financeiros, e você pode dedicar investimentos para a melhoria da experiência do seu cliente. Para agilizar essa operação, existem diversas tecnologias disponíveis no mercado com a proposta de facilitar o armazenamento de dados, assim você consegue acessar todas as informações em um só lugar.
Pontos de atenção para realizar o balanço para o último trimestre
É natural o aumento das reservas no fim do ano, com a chegada das férias e festas. Por isso, fazer um balanço para o último trimestre do ano vai te ajudar a continuar oferecendo a melhor experiência em infraestrutura e hospedagem, mas a preparação do hotel precisa ser planejada com alguns meses de antecedência.
Treinamento de Equipe
A equipe que cuida das instalações e lida diariamente com os hóspedes precisa falar a mesma língua, isso quer dizer ter os processos claros e conseguir realizá-los sem erros e com excelência.
Treine a equipe para lidar com a taxa de ocupação alta e não deixe que a viagem do seu hóspede se transforme em frustração. Rapidez, praticidade e bom atendimento acabam se tornando os diferenciais da alta temporada.
Infraestrutura
Para disponibilizar bons quartos e atividades que sejam do interesse do seu perfil de hóspede, faça uma revisão do que é necessário melhorar na infraestrutura. Reparos e manutenções podem modernizar o espaço. Acesse nosso site para conhecer nosso programa de aluguel de colchões e dê mais conforto na alta temporada.
Marketing
Esse é outro item que não pode falta no balanço para o último trimestre do ano. O marketing tem o papel de divulgar o melhor que seu negócio possa oferecer, caprichar nas divulgações e investir em mostrar seu hotel em sites e redes sociais deve ser prioridade no mundo digital.
Ofertas
Ofertas competitivas são relevantes quando se escolhe uma hospedagem. Por isso, analise a concorrência, reveja suas tarifas e disponibilize preços que sejam interessantes. E lembre-se: a alta temporada começa de verdade quando o lucro é maior do que a perda.