O setor de turismo tem ganhado ainda mais espaço no universo das startups. Isso porque elas têm como principal objetivo a criação de soluções inovadoras para otimizar processos por meio da tecnologia, elevando, dessa maneira, a experiência dos hóspedes.
Estar atento ao que essas empresas estão fazendo possibilita pensar “fora da caixa”, além de descobrir aspectos que podem ser relevantes para todo o negócio. Sendo assim, inspirar-se nas práticas utilizadas pelas startups pode gerar ótimos frutos! Destacam-se: otimização de processos, melhora da experiência dos clientes e, consequentemente, o crescimento da sua empresa.
O que o setor hoteleiro pode aprender com elas?
Melhor compreensão da perspectiva do cliente: As startups são focadas em usar a tecnologia a fim de entregar uma boa experiência aos clientes, antevendo e solucionando possíveis problemas. Isso ocorre devido a alta capacidade que suas equipes possuem em olhar seu produto ou serviço pela perspectiva do público. Pois assim se torna mais fácil levar soluções para um número significativo de pessoas.
Inovação é diferente de invenção: Não basta inventar um novo processo ou produto para o seu negócio. Para ser algo inovador, a mudança deve ser bem-sucedida. É muito interessante ver como as startups do ramo se portam para aprender como elas reinventam seus negócios acertando no alvo: o seu público.
Planejamento e processos ágeis: As startups não desenvolvem processos complicados e preferem metodologias simples às tradicionais. O modelo de negócios, por exemplo, costuma ser revisto periodicamente com o uso do método CANVAS: em uma única página, descreve de forma bastante visual os detalhes-chave para que a empresa possa entregar um valor superior aos seus clientes.
Conheça alguns exemplos
Hoje, você já encontra startups dedicadas a produções de eventos, as quais fomentam o setor hoteleiro, como a Eventbrite, que realizou eventos como Social Media Week.
Você também encontra plataforma como a Evnts, que oferece suporte para reserva em hotéis, eventos e grupos, centralizando todas as opções de hospedagem e integrando com as informações de cada evento.
A HotelQuando, outra startup focada no ramo hoteleiro, possibilita a reserva de quartos de hotel por apenas algumas horas. Essa estratégia tem por propósito trabalhar somente com os quartos ociosos, aumentando as receitas dos estabelecimentos. Ela também atende os clientes que precisam de um lugar para se hospedar por um curto espaço de tempo.
A EuroOnDemand é uma startup criada pelo Grupo Euro Colchões, que oferece um programa de colchão por assinatura. Seu objetivo principal é possibilitar que os hotéis pensem no investimento de renovação dos seus colchões, sem impacto de capital.
Com um serviço de alta qualidade e baixo investimento, de maneira simples e sem burocracia, os hotéis têm acesso aos melhores colchões, o que proporciona uma experiência de excelência para seus hóspedes.
Conheça todas as soluções e vantagens que a EuroOnDemand oferece em nosso site.